sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Trabalho a bordo

Olá pessoal tudo bem?



  Estou a uns dias sem postar por conta de problemas técnicos com o lindo do meu pc, Muah =*! Mas enfim agora que estou de volta prometo dar uma corrida com os posts antes do meu embarque.

 E hoje resolvi falar um pouco sobre o trabalho a bordo para você que está se interessando sobre esse 'mundo ', tendo um primeiro contato agora e pretende se tornar um tripulante ou só tem curiosidade sobre essa vida louca vidaaa. rs
Antes de mais nada quero deixar claro que não sou uma expert no assunto nem nada parecido, esse será o meu primeiro contrato. E o que será postado aqui  é apenas a minha visão superficial sobre o assunto baseada nas leituras e experiências trocadas de amigos. A anos me interesso pelo tema, e venho lendo sobre o assunto através de matérias na internet, blogs de ex- tripulantes  e dos vários amigos que tenho que já trabalharam ou ainda trabalham a bordo com os quais converso a respeito e tento absorver ao máximo de suas experiências e dicas para aproveitar no meu embarque e tentar não cometer os erros inicias deles.  O que quero enfatizar é que tudo que for postado aqui não são uma verdade absoluta, são as minhas experiências e visão pessoal das coisas. Logo terei minha própria experiência a bordo e poderei relatar com mais propriedade o assunto, possa ser que mude de ideia a respeito de algumas coisas ditas aqui...ou não. Isso só o tempo vai dizer, mas irei contando aqui aos poucos no decorrer do meu contrato. 
Mas vamos ao que interessa, se você pretende embarcar porque acha que trabalhar a bordo de um cruzeiro é sinônimo de luxo, glamour,  que a vida bordo é o paraíso na terra, um mar de rosas, o emprego perfeito onde você é muito bem pago para 'viajar'. Ops.. Pára tudo! Você não está fazendo isso direito, pegue sua mala e volte 10 casas..hahaha. 
 Se essa foi a propagando que te venderam e não é seu objetivo trabalhar bastante em troca de um salário razoável, fique em casa no conforto do seu lar. É mais seguro! rs
 Brincadeiras a parte, não estou aqui para desanimar ninguém longe de mim, mas acho muito importante esse choque de realidade. Tem muita gente embarcando com síndrome de 'Alice nos País das Maravilhas' e pedindo sign off na semana seguinte, e as coisas não são bem por aí, na verdade não são nada por aí.
A bordo o trabalho é duro, intenso e constante, são no mínimo 11 horas de trabalho que podem se estender a 14, 17h ou quanto for preciso. Isso os 7 dias da semana pelos longos 9 meses de contrato no caso da MSC que é minha Cia, mas isso varia de Cia para Cia. Lembrando que você não terá dias de folga, finais de semana livres, feriados, dias santos...ou nada do que já esteja acostumado a esperar e sonhar pelo dia em terra. Lá todos os dias são úteis e de muito trabalho.
 Você terá poucas horas de sono e descanso, a comida não é das melhores ( a controvérsias), você vai ter que aprender a conviver com a saudade constante  da sua família, amigos, namorado(a), marido/esposa, da sua casa, dos seus animais e todo conforto e comodidade a qual já esteja acostumado. 
Vai dividir uma cabine minúscula com alguém que não conhece, e conviver com tantas outras pessoas de diferentes nacionalidades, idiomas, culturas, personalidades e ter que aprender a lidar com isso, mas antes de mais nada a aprender a RESPEITAR seus colegas de trabalho, pois afinal não importa a qual setor/nacionalidade pertençamos, estamos todos no 'mesmo barco' vivenciando as mesmas experiências e aprendendo com elas. Até aí tudo bem...Daí você me pergunta:  Mas se eu não vou descansar nunca, como poderei conhecer os lugares fantásticos do roteiro do 'meu' navio que todo mundo fala? Calma, que chegamos lá. rs. Todos os dias você terá horas de pausa/folga e, é nesses momentos de pausa que você vai escolher quais são as suas prioridades no momento: se é comer, dormir, descansar ou sair para um passeio. Afinal você está ali a trabalho, e a oportunidade de conhecer um lugar novo é apenas um bônus dentro dessa profissão que você poderá aproveitar ou não. Tudo depende de você, da sua disposição e força de vontade! E, é claro de um chefe bacana.rs
Mas vamos falar de coisas boas? rs Até agora só falei do lado 'negativo' da vida a bordo, mas tudo na vida tem um lado bom e no trabalho a bordo não é diferente. (Ufa...Graças a Deus)!


Vantagens do trabalho a bordo



Comecemos pelo horário e locomoção: Se você for comparar o trabalho a bordo com seu antigo emprego em terra, apesar de trabalhar por horas a fio no navio você não vai precisar acordar com horas de antecedência para enfrentar mais algumas horas de trânsito para pegar um ônibus/metro lotado para conseguir chegar a tempo no seu emprego e ter que passar por todo esse tormento de horário de pico na volta para casa. #tenso! No caso do navio, você já vai 'dormir no seu emprego' só precisará de alguns minutos para chegar ao seu setor de trabalho e no termino do trabalho também uns poucos minutos para estar de volta ao 'conforto' da sua cabine. rs

Alimentação: Apesar de reclamarem muito da comida a bordo isso depende de alguns fatores: do navio (há navios em que a comida é elogiada) e do principal, do paladar de cada um, tem que aprecie a comida. O fato é que gostando ou não ela estará lá pronta esperando por você. Coisa que não costuma acontecer em terra, quando grande parte das pessoas tem que cozinhar seu próprio alimento após um dia exaustivo de trabalho. Você não terá gastos com moradia, água, luz, alimentação, tudo isso é fornecido. É claro que se você resolver comer algo diferente do cárdapio do crew mess ou não suportar beber a água do navio (que possui um sabor diferente por ser dessalinizada ) terá que pagar por isso, mas os crews também possuem uma % de desconto em compras no navios.
Suas roupas são lavadas por você, a menos que você pague alguém para fazer isso em seu lugar. O navio possui uma lavanderia com máquinas de lavar e secar e você só vai precisar levá-las até lá e esperar que as máquinas façam o serviço sujo..haha ( em alguns navios essas máquinas são pagas, apenas algumas moedas, nada absurdo pelo trabalho que nos poupam)
O navio também possui uma academia, piscina para os tripulantes (pois não podemos frequentar as áreas para tripulantes fora do horário de trabalho) e não podemos esquecer das famosas Crew Party (festa para crew) que acontecem todos os meses.
Ah os lugares incríveis claro, como poderia não citar? rs. Vamos poder conhecer alguns países e cidades maravilhosas, encantadoras ou não, ao longo dos meses mas lembrando tudo dentro do curto horário dos nossos breaks. Mas tudo bem! Eu penso da seguinte forma: Quando no meu trabalho em terra eu poderia tirar um tempinho depois do almoço para sair e dar uma voltinha em Paris, Itália, Grécia, conhecer tantos países e cidades em apenas alguns meses?...Ou melhor: Será que eu conseguiria fazer isso pelo menos nas minhas férias anuais trabalhando em terra, com o salário que ganho? Acho pouco provável! O trabalho a bordo te dá essa possibilidade, dormir em um país e acordar em outro com o fuso horário totalmente diferente, conhecer um pouquinho que seja de um lugar diferente, exótico, várias culturas, nacionalidades dentre outras coisas a cada dia. E por último mas não menos importante o seu pagamento será feito em dólar, o que nos dias atuais com dólar subindo sem parar é algo muito bom e grande motivador do trabalho a bordo. Viu?! Olhando por esse lado até que não é tãooo ruim assim né? rs. E se realmente fosse ninguém voltaria a bordo, ou terminaria se quer o primeiro contrato. Mas lembrando que isso é mais uma visão pessoal, cada um vai absorver essa experiência de uma maneira, e as vezes o que é suportável, tolerável por mim não é para você. E temos que aprender a respeitar isso, a vida a bordo não é para todos!
O trabalho é puxado sim, mas é em todos os setores não vá pensando que setor A é mais tranquilo que setor B, todo mundo trabalha e muito dentro do navio, mas sempre tem aquele ser humano que acha que a 'grama do vizinho é sempre mais verde'...Quando na verdade a questão não se encontra na grama em si e sim na maneira de regá-la. Será que você anda regando a sua adequadamente, ou passa tempo demais observando a 'grama' do vizinho? ;) Anyway...
 E se depois de tudo que foi dito você ainda deseja ser um tripulante, faça as malas, te dou o maior apoio! Vá, mas com um objetivo em mente, tenha foco pois é isso que te fará levantar todas as manhãs ( mesmo depois de ter ido dormir jurando que aquela seria sua última noite  naquele lugar.rs) e a ver cada dificuldade como um aprendizado rumo ao crescimento.
Saiba aproveitar cada oportunidade, e tirar uma lição de cada momento, experiência, mesmo as ruins. Tudo tem dois lados, encontre o lado bom. Tudo depende da maneira e do ângulo em que se olha, aprenda a enxergar! Assim você irá superar todos os obstáculos e contratempos e no final de tudo terá ótimas experiências e estórias para contar.
 Tendo isso em mente você aguentará cumprir o seu contrato até o fim. ( Segundo dicas de pessoas que sobreviveram a essa vida insana e voltaram ao mar. rs) Bjos e até a próxima pessoal! :)




Só para descontrair..hahaha ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário